Oie! tudo bem com vocês? vamos falar dos tradicionais mercadinhos de natal europeus? existem há muito tempo, porém o mais tradicional de todos é o da Áustria, mais precisamente de Viena. Acredita-se que desde 1298 é feito o bazar de natal, o Krippenmarkt, por lá, e foi daí que se espalharam para Alemanha, Suíça e região da Alsácia, e por isso mesmo que são nesses locais que ficam os mercados mais incríveis e tradicionais da europa inteira.

Mercado de Viena

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quase todos os mercados acontecem a céu aberto, faça sol ou faça neve (sim, neve mesmo…rs) e comumente uma grande árvore de natal, lindíssima, enfeita o centro da praça! Os finais de semana são os dias mais concorridos, por óbvio, mas não deixe de ir se esse for seu único dia disponível para isso! E espere tomar muito vinho quente, pois essa costuma ser a bebida oficial do evento e alguns deles ainda oferecem a bebida em canecas típicas do local que podem ser levadas como souvenir!

mercado Nuremberg, Alemanha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

caneca souvenir

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Algo que me deixou interessada é que na Alemanha e na Áustria não tem papai noel nesses mercadinhos, o personagem deles é São Nicolau! que inclusive é celebrado no dia 06 de dezembro!! bem diferente do nosso tradicional velhinho de barba!

Outra coisa muito legal desses passeios pelos mercados é conhecer o artesanato local! e claro, fazer muitas comprinhas! Quanto a gastronomia local nem preciso falar, né? na Alemanha espere comer muita salsicha grelhada e castanhas assadas! Mas, uma das estrelas da casa é o bolo de natal, o “Stollen”, não deixe de provar!

Comidas típicas
artesanato local

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ainda na Alemanha, em Dresden, o mercado mais famoso, é o Strizelmarkt, localizado na Praça de Altmarkt, conta no seu centro com uma pirâmide de 14 metros de altura e uma enorme árvore de Natal, tem também 250 “lojinhas” para você se deliciar no artesanato típico, nas lembranças para os amigos, nos mimos para vocês mesmo…rs!

mercado de Dresden

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nesse blog, Kelly pelo mundo, tem um post bem detalhado de 12 mercadinhos de natal somente de Viena! achei tão legal, dê uma olhada lá!

O natal está quase aí… já está na hora de programar a sua viagem, que tal aproveitar e conhecer essa tradição europeia? fale com a gente! podemos montar um roteiro bem bacana para você!

 

 

Compartilhe
Facebook
Google+
http://duetour.com.br/mercadinho-de-natal-europeu/
Receba novidades
Twitter
RSS
Os famosos mercadinhos de natal europeus
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *